Notebook: O parceiro do teu teclado !

Antes que você pense que este assunto (notebook's) está distante de tua realidade financeira... eu tenho uma boa notícia: Não está não. E quando falamos de desktops (computadores de mesa), muito menos ainda!

Muitos sabem do imenso mundo de oportunidades e descobertas que é ter um teclado musical interligado a um computador. Gerar composições, criar arquivos e estilos, modificá-los, gravar tuas músicas, misturar com voz, etc, etc, etc... E quando possuímos um teclado como o e403 que possui seu canal de comunicação via porta USB (que dispensa as interfaces MIDI convencionais), a coisa fica mais simples ainda.

O problema é que a grande maioria dos usuários acham que para usufruir de todo este potencial é necessário um super computador, moderníssimo, com gigas e mais gigas de memória... grande engano! Vou explicar...

O que poucos sabem é que trabalhar com áudio em computadores exige muito menos processamento e hardware do que trabalhar com vídeos, imagens 3D, jogos ou coisas do gênero. Aliás, nem placa aceleradora 3D é necessário. Ahhh... diz você, mas precisa de uma ótima placa de som!.... Nem tanto, digo eu. Na verdade, a "qualidade" da placa de som interfere diretamente no som sintetizado (que é utilizado pelos arquivos MIDI) e em efeitos de saída de som (tipo surround, áudio 3D, etc.) e, para suprir a falta de chipsets poderosos na placa, existem emuladores excelentes que simulam sons maravilhosos. Eu, por exemplo, utilizo o XG Soft da Yamaha, que emula o banco XG no meu modesto micro.

Durante muito tempo, meu desktop para utilizar com música era um Pentium 233 MMX, com Windows 98 SE, 64 megas de RAM, HD de 6 gigas, CDRom, placa de vídeo comum Trident de 2 megas e uma placa Sound Blaster AWE 64 padrão ISA (ô placa maravilhosa!!) e hoje podemos encontrar micros desta configuração por R$ 120,00 com monitor e tudo!!

Hoje utilizo um Notebook Toshiba Satellite1625 CDT, cujo processador é um K6II de 475 Mhz, com 194 Mb de RAM (porque utilizo o Windows XP. Com o 98/ME só precisaria dos 64 megas default), HD de 4.5 Gigas, aceleradora de vídeo e placa de som de padrão genérico e 01 porta USB (fundamental). Quanto custou? R$ 180,00!!! Nem é de se espantar tanto, pois com os preços de notebooks novos despencando, seria natural que as configurações inferiores despencassem também.

O que quero enfatizar aqui é que não existe a necessidade de máquinas poderosas para se trabalhar com audio no teclado... tenho muitos programas ditos "top" que rodam sem problema algum, sem nenhuma latência ou coisas do gênero. Pense comigo: se meu note estragar, vou lamentar apenas o prejuízo de R$ 180,00... rsrsrs, aliás, para que vou gastar R$ 2.500,00 com um note para utilizar em um teclado de R$ 800,00 ?? Não faz sentido. Agora, com um Tyros 2 dá vida... hehehe... aí sim!

A praticidade de um notebook aliada aos recursos dos softwares disponíveis (muitos são freewares) ampliam em muito o uso potencial do teu teclado. É literalmente um mundo novo de muitas descobertas e recursos antes inimagináveis. É claro que para usufruir de todo este potencial é necessário muito aprendizado, pois se tem algo que os desenvolvedores de software de edição de audio sabem fazer muito bem é deixá-los bem complexos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário